Educação Visual Tecnológica

 

Alunos

Propostas

Conteúdos

Material

Professores

Forma

No mundo, podemos observar, um grande número de formas diferentes. Saber observar é saber sentir, é ser sensível a tudo quilo que nos rodeia.

Tudo o que é visível tem uma forma, ocupa espaço, tem um tamanho, cor e textura

Formas naturais - no contacto directo com a Natureza, podes observar um enorme número de formas naturais, que existem na superfície da terra ou nos oceanos.

 

 

Formas artificias - o ser humano sente a necessidade de criar... Os edifícios, o mobiliário, as esculturas, os veículos, os brinquedos, entre outros fazem parte do nosso dia-a-dia, constituem o universo de formas artificias, ou seja criadas pelo homem.

 

 

Formas Bidimensionais e tridimensionais - as formas bidimensionais apresentam apenas duas dimensões: comprimento e a largura.

As formas tridimensionais além do comprimento e da largura têm também profundidade (altura), que define uma terceira dimensão no espaço. A profundidade é, portanto, a terceira dimensão.

 

 

Forma/Função

As formas são simples ou mais complicadas conforme a sua função.

A forma mais simples que conheces é o ponto do i

Não deve ter largura

Não deve ter comprimento

Não deve ter altura

 

Mas existe. É, portanto, uma forma, o ponto.

Olha à tua volta, procurando descobrir formas naturais e artificias, e verás que elas estão adaptadas a função a que se destinam.

 

 

Importância da luz na forma - A luz é fundamental para visualizarmos as formas. Sem luz não vemos as formas, nem a sua posição, o espaço que ocupam, os contornos, as cores

 

 

 

Textura

As formas não apresentam todas as mesmas características. Podemos observar, superfícies através da visão ou do tacto, identificando-as como lisas, ásperas, macias, rugosas, quentes, frias...

De acordo com os materiais que as constituem, apresentam diferentes texturas.

As texturas podem ser naturais, artificias, decorativas e funcionais.

Texturas naturais - provêm da Natureza e a sua percepção pode ser obtida através de sensações tácteis ou visuais. As texturas estão relacionadas com os diferentes materiais; podem ser suaves ou ásperas, lisas ou rugosas, baças ou brilhantes, macias ou duras.

 

 

 

Texturas artificias - podem ser classificadas da mesma forma que as naturais, mas caracterizam a superfície de formas artificias.

 

 

 

Valor estético da forma

É na relação entre a forma e a função que a qualidade estética do objecto de design, ou seja, a sua beleza, se revela. quando um designer projecta um objecto, existe um conjunto de aspectos que ultrapassam as questões de funcionalidade.

Formas, texturas, cores, luz, movimento e materiais são tidos em conta nesta preocupação estética. a concepção deve resultar num todo coerente e funcional. Os designer dão vida às suas ideias e aos seus sentimentos, reflectindo assim o seu entendimento do mundo e da sua época.

 

O design

Actualmente, o design é uma área cada vez mais explorada e divulgada entre nós. Nesta área, existe uma grande variedade de actividades, que podem ir desde o design gráfico ou design de equipamentos ou industrial, passando pela moda. Estas actividade passam sempre pelo desenvolvimento de um projecto, no qual se usa uma linguagem técnica e se consideram os métodos de produção que asseguram a qualidade global do projecto.

Política de privacidade